quarta-feira, 6 de junho de 2012

Artigo: Segurança eu quero, Violência Não!

Quando se aproxima o período eleitoral diversos debates surgem na sociedade, o que é um bom sinal pois consolida cada vez mais nossa  jovem democracia brasileira, e o reconhecimento do exercício do voto e a participação popular são os únicos caminhos para escolhermos nossos governates e os planos de governo serem executados.

Entre os assuntos debatidos deste período esta a Segurança Publica!

O que preocupa é que em diversas oportunidades são apresentadas de forma simplista propostas para acabar com a violência no dia a dia das nossas cidades:
 - Rota na rua, bandido bom é bandido morto, pena de morte já, policia 24 horas em todos os logradouros públicos e redução da maioridade penal .

Este é um discurso de fácil assimilação pela parcela conservadora da sociedade e muitas vezes por militantes e gestores públicos de esquerda.


A pergunta : É possível acabar com o mal cheiro dos rios e córregos sem investir no tratamento de esgotos ?
Tenho absoluta certeza que não .

Mas onde esta o gargalo da Segurança publica que nós Petistas, que estamos há mais de 10 anos gerindo os  governos federal ,estadual e municipal ? Será que nossos programas de Inclusão Social e geração de renda não apresentaram resultados nesta área ?

Investir na inclusão econômica das pessoas incluindo-as no mercado proporcionando poder de compra , oferecer educação publica e gratuita de qualidade em todos os níveis, formação e requalificação profissional,
crescimento econômico, reurbanização de favelas, saneamento básico, programas habitacionais , áreas de esporte e lazer , são considerados investimentos em segurança publica mas que somente na ultima década com a vitoria das forças populares , capitaneadas pelo PT , tiveram fortes incentivos do governo federal e com certeza já demonstram excelentes resultados do ponto de vista da inclusão social e já demonstra resultados em áreas habitacionais antes consideradas violentas.

Segurança Publica não é apenas policia .

As forças policiais no Brasil foram formadas a partir de uma visão patrimonialista (Proteger o patrimônio e não o ser Humano) é por isto que nos Jardins se patrulha e na periferia se espanca e mata.

As mortes praticadas pelas forças policiais são em sua maioria contra cidadão jovem de pele negra; a primeira guarda no Brasil foi criada para a captura de escravos .

Do ponto de vista ideológico a sociedade atual esta preocupada com o acumulo de riqueza, consome e desperdiça os recursos naturais não se preocupando com as gerações futuras.

Os meios de comunicação propagam para a juventude que o sucesso é possuir carros, motos, roupas e calçados de luxo , mansões e grande soma em dinheiro não importando a forma como foram adquiridos.

É preciso fazer esta disputa ideológica na sociedade; valores como solidariedade, caridade, respeito as diferenças precisam ser recolocados na ordem do dia.

A riqueza não pode ser colocada acima da vida de outro ser humano.
Isto não é utopia! Do ponto de vista politico e religioso é o caminho que precisamos seguir trilhando para construir um País melhor e seguro.

O combate a todo tipo de violência e principalmente ao trafico de drogas e armas precisa ser executado com uso da inteligencia e tecnologia.

A quem interessa o trafico de drogas, armas  e a exploração sexual e o roubo de veículos?

O investidor destas atividades economicas rentáveis não esta na periferia das cidades.
É preciso combater o financiador do trafico e não o viciado .

A sociedade precisa se dar conta que atrás da peça barata nos desmanches esta o roubo e assassinato. Além do estado a sociedade também precisa fazer a sua parte.

Nossas penitenciarias não podem continuar a ser depósitos de lixo humano sem reeducar, de nada adianta privar o cidadão da liberdade .Estas constatações são feitas pelas forças democráticas e populares a muitos
anos, mas mesmo exercendo diversos governos as mudanças são poucas, precisamos romper este imobilismo e não cair na tentação fácil de combater violência criminal com mais violência estatal.

Segurança, policia, Guarda é pra proteger gente , prisão é para recuperar e não matar.

Traficante é empresario, com empresa irregular, sem licença de funcionamento , suas atividades precisam ser encerradas; porém seus funcionários e clientes precisam de outros empregos e tratamento. Pena para trafico de drogas, armas e exploração sexual tem de ser exemplar.

É preciso ainda enfrentar o debate da desmilitarização das policias, atualizar o código penal, melhorar salários das forças de segurança, dar aparato tecnológico e investir em presídios que recuperem o cidadão e não esquecer das clinicas de tratamento químico.

Os governos locais precisam ter maior poder de decisão nas ações das PMs, elas não podem continuar sendo comandadas a distancia por quem não conhece as vielas da comunidade.

O soldado não pode continuar a ser punido porque não engraxa a bota e não levar nem mesmo uma advertência quando humilha o cidadão nas ruas, não pode continuar a existir uma justiça diferenciada para PMs que também são funcionários públicos.

Segurança é direito a uma boa vida com lazer e tranquilidade,  o papel das forças de segurança deve ser o de primeiro proteger a vida e não a propriedade, portanto ela precisa estar não só na área nobre mas também na periferia com policiamento preventivo e profundo respeito aos diretos humanos.

A sociedade organizada também precisa fazer a sua parte , participando ativamente das instancias de discussão sobre segurança publica colaborando e exigindo correção de rumos .



Segurança não pode virar prioridade e objeto de debates e estudos apenas quatro meses a cada dois anos, quando das eleições.

Nestas eleições teremos mais uma vez a oportunidade de construir propostas e instrumentos de participação popular que nos leve a ter uma cidade mais segura e inclusiva.

José Lumeno – Filiado PT

Guarulhos

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Exposição: Chico Xavier na Câmara Federal - DF

Entre os dias 4 e 8 de junho acontece na Câmara dos Deputados, uma mostra fotográfica em homenagem em décimo aniversário da desencarnação do médium Chico Xavier.

A exposição poderá ser visitada das 9h às 17h, no Espaço Mário Covas, que está localizado no Anexo II da Câmara dos Deputados.

A mostra fotográfica será sobre a vida do médium e contará também com mensagens psicografadas pelo médium.

Chico Xavier nasceu em Pedro Leopoldo (MG), em 2 de abril de 1910, e retornou à pátria espiritual em Uberaba em 30 de junho de 2002, aos 92 anos. Escreveu mais de 400 livros, mas nunca admitiu ser o autor de nenhuma obra — ele dizia apenas reproduzir o que os espíritos ditavam. Nunca aceitou o dinheiro fruto da venda de seus livros, tendo doado os direitos autorais para a Federação Espírita Brasileira.

A cerimônia de abertura acontece no dia 5 de junho às 10h.

Visitação: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Entrada Franca

Espiritualidade corporativa - Gestão da Mente

domingo, 3 de junho de 2012

Seminário Política e Espiritualidade – Fantástico!


Dia 03/06 – Domingo, o Teatro Adamastor foi palco de um grande momento para a cidade de Guarulhos/SP.
Um momento que ficará marcado em nossas mentes e corações, pois foram reunidos em um único espaço adeptos das religiões de Candomblé, Umbanda e Espiritismo.

Foram discutidos durante a tarde de domingo a importância da participação de todos no processo político, o apoio aos candidatos ligados as nossas doutrinas, o trabalho social que realizamos e a sua importância no contexto político e eleitoral.

Todos os palestrantes falaram sobre a Boa política, sobre as pessoas de bem que podem mudar o cenário político no Brasil, e valorizaram o trabalho que é realizado por estas filosofias espiritualistas.

A mudança e o aperfeiçoamento das instituições políticas compete a nós!
Chegou o momento de nos unirmos e ocuparmos os espaços que são de direito assegurados pela nossa constituição.

O Evento contou com a presença de  100 pessoas, agradecemos a Prefeitura de Guarulhos, Proguaru e a equipe do Teatro Adamastor pelo espaço e apoio durante o evento.

Na apresentação das temáticas tivemos o Dr.Sidney Carvalho que fez uma brilhante palestra sobre o UNILUX – Fórum Interreligioso Universalista que congrega diversas religiões em torno do Amor.

Em seguida o Chaves da Luz apresentou suas músicas de temática espírita ao público presente, e o Escritor Ivan da Cunha falou sobre Espiritismo e Política , apresentando ao público que os Espíritos esperam nossa ação e esforço para a implementação do Mundo de Regeneração, a transição que estamos vivendo exige isto de nós.

Tivemos a presença da Mundo Maior Editora que colocou a disposição obras espíritas, umbandistas e candomblecistas, da Vereadora Luiza Cordeiro, da Anfesp – Associação Nova Família de SP (Pai Carlos de Oxossi) , Rádio Voz dos Orixás, Rádio ODPC Solares , Rádio Atabaques, Fenug – Federação Espírita dos Núcleos Umbandistas de Guarulhos, Vhida Allencar (dança cigana) .

Pai Miguel d´Xangô e o Ôgan Lumeno d´Xangô abordaram a questão do preconceito que é disseminado pelos religiosos ortodoxos, os mecanismos utilizados para atrapalhar o livre exercício religioso em nosso país, e esclareceu o público sobre as diversas formas de manifestação das culturas afro em nosso país.

Outro grande destaque foi a apresentação do Ôgan Kauê D´Ogum e a escola de Curimba Guerreiros de Oxossi que fez o público cantar e se emocionar, o Cantor Dannilu também agitou as pessoas que estavam no Teatro Adamastor cantando em homenagem a Yemanjá, Xangô e encerrou o Seminário cantando a Ave Maria.

Agradecemos aos amigos das rádios que transmitiram ao vivo o seminário - Rádios Atabaques (radioatabaques.com.br) e rádio Voz dos Orixás (www.soibr.com.br/)

A Rádio Odpc Solares (www.odpc.com.br) esteve realizando a cobertura com o repórter Élcio Luis que entrevistou a Vereadora Luiza Cordeiro, Ôgan Lumeno , Pai Carlos de Oxossi, Dannilu, Ôgan Kauê d´Ogum, Vhida Allencar , Pai Miguel d´Xangô , Spério Faccioni, Oscar da Fenug, Jamil Masri , Mãe Lia de Iemanjá, Sidney Carvalho.

Foram momentos de muita emoção e aprendizado, e sentimos a presença da Espiritualidade amparando todo o Seminário.

Agradecemos a todos que participaram!

Muita paz e Axé!

 Photo: Ôgan Kauê D´Ogum

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...