quinta-feira, 10 de maio de 2012

Palestra “As religiões de matriz africana no Terceiro Milênio” - Guarulhos/SP


No dia 18 de maio, às 19h, no Teatro Adamastor, em Guarulhos, o piracicabano Ademir Barbosa Júnior (Dermes) ministrará a palestra “As religiões de matriz africana no Terceiro Milênio”. Na ocasião, o autor autografará dois de seus livros, “Curso Essencial de Umbanda” e “O Essencial do Candomblé”, sucessos de venda em todo o país.
Animam a noite, com toques e coreografias, o Grupo de Curimba Filhos do Axé, de São Paulo, e o Porto Maracatu, de Piracicaba.

A palestra

A convite do Conselho das Religiões de Candomblé e Umbanda de Guarulhos e do Movimento Camélia (inter-religioso) e com o apoio da Federação de Umbanda Mãe Senhora Aparecida e da Tenda de Umbanda Caboclo Pena Branca e Mãe Senhora Aparecida (Piracicaba), Dermes traçará um painel de como as chamadas religiões de matriz africana, notadamente a Umbanda e o Candomblé, dialogam com algumas das principais características da Espiritualidade e da Religiosidade no Terceiro Milênio. Temas como Holismo, Cooperativismo, Livre-arbítrio, Compreensão do Simbólico, Relação entre Fé e Ciência, dentre outros, serão abordados levando-se em consideração o cotidiano dos terreiros.

O autor

Dermes (Ademir responsável pela criação, pesquisa e encaminhamento do curta-metragem e do espetáculo “Águas da Oxum” e do curta-metragem “Mãe dos Nove Céus”, é idealizador e um dos coordenadores do Fórum Municipal das Religiões Afro-brasileiras de Piracicaba. Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo, onde também se graduou Barbosa Júnior) é autor de diversos livros, Mestre em Reiki, tarólogo e numerólogo. Umbandista, com passagem pelo Candomblé, onde saiu Ogã, é atualmente filho da Tenda de Umbanda Caboclo Pena Branca e Mãe Nossa Senhora Aparecida, em Piracicaba, SP. Terapeuta holístico, ex-seminarista salesiano, com vivência em casas espíritas, participa amorosamente do diálogo ecumênico e inter-religioso e mantém uma coluna sobre Espiritualidade no sítio http://mundoaruanda.net. Coordenador Cultural do “Projeto Tambores no Engenho”, desenvolvido pela Tenda de Umbanda Caboclo Pena Branca e Mãe Nossa Senhora Aparecida, em Letras, acredita que a postura mais interessante na vida é a de aprendiz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...